Formação do Sistema Solar

 

Formação do Sistema Solar

    No estudo do nascimento do Sistema Solar já foram apresentadas algumas teorias sobre a sua origem.

Como por exemplo:

-Hipótese de colisão

    Esta hipótese defendia que a formação do Sistem Solar resultava entre a colisão de duas estrelas. O Sol teria sido a primeira estrela a formar-se, sem qualquer planeta à sua volta. Depois, uma estrela ao vaguear pelo espaço, chocou com o Sol, arrancando-lhe alguns pedaços, ao condensarem, estes pedaços teriam dado origem aos planetas.

    Cálculos posteriores arruinaram esta hipótese, porquea matéria arrancada ao Sol, a uma temperatura tão elevada, iria desintegrar-se, não sendo possível formar planetas.

 
-Hipótese de aproximação

    Esta hipótese apoiava a ideia de que uma possível aproximação, esm colisão, de duas estrelas em que, graças aos seus campos gravíticos, seriam de tal forma deformadas que pequenas porções seriam arrancadas formando os planetas.

 

-Nascimento da Teoria Nebular

    No ano de 1755, o filósofo Immanuel Kant formulou a hipótese de que uma nuvem de poeiras e gases fria e turbilhante se encontrava na origem do Sistema Solar.

 

-Teoria Nebular Reformulada

    Em 1796, o matemético francês Pierre Simon de Laplace desenvolveu a teoria de Kant, explicando o desnvolvimento do Sistema Solar. Segundo Laplace essa nuvem de gases foi animada por um movimento de rotação. Após o seu contínuo movimento de rotação, as partículas centrais originaram o Sol e as restantes partículas formaram os planetas.

    Actualmente, esta é a hipótese mais aceit pela comunidade cientifica para explicar como se formou o Sistema Solar.

    A história do Sistema Solar inicia-se com a formação de uma nuvem rica em elementos pesados, de dimensões gigantescas, fria e constituída por gases e matéria interestear.

    Devido à condensação da matéria, o núcleo da nuvem foi aquecendo e a nuvem começou a rodar. No núcleo da nebulosa, a temperatura elevou-se a milhões de graus. Assim desencadearam.se reacções termonucleares. Depois de alguns milhares de anos em rotação, a nuvem foi rodando cada vez mais rapidamente fazendo com que se começasse a achatar. A maioria das das partículas constituintes da nebulosa aglutinaram-se no seu centro e originaram uma estrela, o Sol. No interior do Sol continuaram as reacções termonucleares, que se prolongam até hoje.

    As partículas que giravam à volta do Sol foram-se concentrando nas zonas internas, onde as temperaturas eram mais altas, onde ocorreu a condensação da matéria, formando os planetas rochosos (Mercúrio, Vénus, Terra e Marte); na zona externa da nuvem, onde as temperaturas eram mais baixas, ocorreu condensação de matéria semelhante à do Sol, que gerou os planetas gasosos (Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno) de menor densidade.

    Estes planetas começaram a descrever órbitas, quase circulares,e entraram em equilibrio, de modo a interferirem minimamente umas com as outras