Obtenção da matéria

1. Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos 

Os organismos têm necessidade de obter matéria, quer para a incorporar ou a transformar em energia.

Os seres autotróficos têm a capacidade de sintetizar os seus próprios compostos orgânicos enquanto os seres heterotróficos não, então, estes últimos dependem dos seres autotróficos.

 

-Absorção dos seres unicelulares

Absorção – Passagem de substância do meio externo para o meio interno.

Absorção nos seres unicelulares – Passagem de substâncias pela membrana celular.

 

-Absorção dos seres pluricelulares

Pode ser por absorção directa das substâncias do meio para as células ou por ingestão seguida de uma digestão e assim os nutrientes podem ser transportados directamente para as células ou podem ser transportados por fluidos até à célula.

 

-Membrana plasmática

 Todas as células encontram-se envolvidas por uma estrutura membranar designada membrana plasmática, que mantém a integridade celular e delimita a fronteira entre o meio extracelular e o meio intracelular.

A membrana é constituida por:

- 60% a 70% Proteínas;

- 25% a 40% Lípidos;

- 10 % Glícidos.

 

Estrutura da membrana plasmática

Em 1890, Ernest Overton concluio que a membrana  plasmática é constítuida por lípidos.

Em 1905, Irving Langmuir propõem que os lípidos  encontram-se numa única camada com a  extrimidade hidrofóbica afastada da água e uma parte hidrofílica que está virada para a água.

Em 1925, Gorter e Grendel proposeram um modelo de bicamada fosfolipídica.

Em 1930 a membrana plasmática passa também a ser  observada no microscópio electrónico.

Em 1954, Davson e Danielli proposeram um novo  modelo da membrana plasmática que consistia  numa bicamada fosfolipídica revestida  exteriormente e interiormente por uma camada  proteica. Esta era interrompida por poros que  eram rodeados por moléculas de proteínas.

Em 1972, Singer e Nicolson proposeram o modelo de Mosaico Fluído. Este é o modelo mais bem aceite pela comunidade cientifica na actualidade.

 

Modelo do Musaico Fluído

O modelo do musico fluido consiste numa bicamada fosfolipida coberta por moléculas de proteínas, se as proteínas estiverem localizadas na bicamada fosfolípida, são denominadas proteínas intrínsecas, se se encontrarem aderentes a um dos lados da bicamada chamam-se de proteínas extrinsecas.

 

-Movimentos Transmembranares

Os processos de transporte membranar dividem-se em: Transporte Activo e em Transporte Passivo.

O Transporte Passivo divide-se em: Osmose e Difusão.

E a Difusão divide-se em: Difusão Facilitada e em Difusão Simples.

 

Osmose 

A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células.

A osmose pode ser vista como um tipo especial de difusão em seres vivos. A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto) com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos) através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água, mas impedem a passagem de outras moléculas.

 

Difusão Simples

A difusão simples consiste na passagem do soluto, da solução com maior concentração para a de menos concentração. Quanto aos níveis de concentração, quando este fica com o mesmo valor em ambas as soluções deixa de haver passagens e as soluções entram em equilibrio térmico.

 

Difusão Facilitada

 

Transporte Activo

É o unico contra o gradiente de concentração. Para conseguir que uma solução de elevada concentração aumente mais, tem de se gastar energia.