Reino Plantae

 

No reino plantae existem seres pluricelulares eucariontes. As plantas absorvem a água e sais minerais através da raiz, que seguem para as folhas através dos vasos xilémicos. No final da fotossíntese a glicose, transforma-se em sacarose, e essa é transportada para as outras células através dos vasos floémicos.

 

Xilema

Através dos vasos xilémicos a água emerge rapidamente até às folhas poque este é constituido por células mortas.

Existem duas hipóteses:

- Hipótese da Pressão Radicular

- Hipótese da Tensão-Coesão-Adesão

 

Hipótese da Pressão Radicular 

 

A água emergem até às folhas derivadas às forças osmóticas. Estas por sua vez ocorrem derivado à acumulação de iões, que possibilitam a entrada de maior quantidade de água na raiz. Pode ser observado por exsudação e gutação.

 

Hipótese da Tensão-Coesão-Adesão

 

A tensão que a transpirãção provoca nas folhas, faz com que a água ascenda. As moléculas de água apresentam polaridade, permitindo assim uma ligação entre elas por pontes de hidrogénio. Estas forças de coesão permitem com que as moléculas mantenham-se unidas entre si. As moléculas ainda têm a capacidade de se aderirem a outras substâncias, principalmente os constituintes das paredes do xilema. Estas forças de tensão-coesão-adesão, estabelecem uma coluna de água desde a raiz até as folhas. As moléculas que se perdem por transpiração, nas folhas permitem o movimento de ascensão na coluna.

 

Floema

O floema transporta as substâncias orgânicas produzidas nos órgãos fotossintéticos. A sua seiva (seiva floémica) contém produtos orgânicos da fotossíntese, conferindo-lhe assim viscosidade. A translocação floémica dá-se devido à actividade das células vivas do floema. A Hipótese do Fluxo de Massa admite o movimento da seiva floémica devido às concentrações de sacarose que se estabelece entre a fonte e o local de consumo.