A Terra- um planeta em mudança
Ao longo do tempo procurou-se sempre descobrir as transformações associadas à Terra. Então impuseram-se ideias como o Catastrofismo, o Uniformitarismo e dois principios- o gradualismo e o actualismo.
A corrente Catastrofista defende que o que se passou na Terra teve por base fenómenos súbitos causados por acontecimentos catastróficos e que por vezes eram explicados com teorias da Igreja ou com a queda de meteoros, ou esja a evolução faz-se por grandes descontinuidades e foi defendido por Georges Cuvier.
A corrente Uniformitarista imposta por Charles Lyell, consiste no principio do Actualismo, o passado é a chave do presente e que revela que os processos geológicos são lentos e graduais- o principio do gradualismo. As leis fisicas e quimicas que actuaram na Terra, são sempre as mesmas nos dias de hoje, é que é defendido por esta ideia.
-O mobilismo geológico e as placas tectónicas
Tudo começou quando Alfred Wegener no mapa mundo que os continentes encaixavam na perfeição. Alguns argumentos que corroboram esta hipótes são:
-Existência de fósseis de seres vivos em diferentes continentes;
-Marcas de glaciação em regiões actualmente quentes;
-Rochas caracteristicas de montanhas que hoje se encontram distantes.
A litosfera tem mobilidade porque assenta sobre uma camada pastosa- a Astenosfera. A litosfera é constituida pela crosta (terrestre e oceânica) e pela parte superior do manto superior. A crosta encontra-se fragmentada naquilo que chamamos placas tectónicas ou litosféricas. As placas mais importantes são:
-A placa do Pacifico
-A placa Indo-Australiana
-A placa Norte-Americana
-A placa Sul-Americana
-A placa Africana
-A placa Euroasiática
-A placa de Nazca
-A placa da Antárctida
-A placa de Cocos
Estas placas estão em constante movimento, e são as correntes de convecção que estão na base destes movimentos, o que nos permite dizer que o Planeta Terra está em constante movimento.
-Limites entre placas
Existem três tipos de limites entre placas:
Convergentes: Duas placas chocam, sendo que a mais densa mergulha sobre a menos densa.
Divergentes: As placas afastam-se uma da outra, sendo criada nova crosta oceânica
Transformante: As placas deslizam paralelamente